O Surgimento

O Surgimento

O surgimento da  Capoeira no Brasil foi devido as condições em que
os  escravos eram  obrigados  a viver , condições  que  muitas  vezes

os levavam a morte.A cultura africana sofre modificações face à nova

realidade  e toda  a  revolta de  um povo  vai se  moldando a  ansia de

liberdade , surge  então a  capoeira uma luta em forma  de  dança que

tornou realidade um sonho chamado de liberdade.

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A Luta

A Capoeira  é  uma  luta  de  defesa  e  ataque em que os praticantes
usam  os  pés e  a  cabeça sendo as mãos de menor uso mas nunca de

menor importância tanto para o ataque como na defesa . Os europeus

acostumados a lutar com as mãos não tinham  a menor  chance contra

os negros e perdiam fácil  . Os senhores  de engenhos proibiram então

a prática dessa luta entre  os  escravos , sofrendo  pressão da Polícia

Imperial e Milícia Republicana, Os negros porém acharam uma solução:

disfaçaram  a Capoeira colocando mimicas e danças acompanhadas de

músicas . Quando o feitor passava pelos negros “Brincando de Angola”

batia  palmas , apreciava , achava  bonito sem saber  que ales estavam

praticando a já proibida capoeira . Assim disfarçada em divertimento a

capoeira sobreviveu até os dias de hoje.

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Na Verdade oque é a Capoeira???

Já dizia o Mestre Pastinha, “Capoeira Angola é, antes de tudo, luta e luta violenta.” É
importante que esse aspecto seja ressaltado, já que o consenso atual entre os leigos e as
pessoas que a praticam de forma equivocada, é considerar a Capoeira uma forma de dança
ou simplesmente folclore para turista ver. É claro que entre os praticantes sérios, em seus
treinos, os golpes são apenas simulados e a Capoeira torna-se um exercício físico e mental.
violência dos seus golpes, no entanto, não deixa espaço para meio termo; ou joga-se
Capoeira ‘para valer’, com as suas sérias consequências ou apenas simula-se um jogo.
A possibilidade de enquadrá-la em regras esportivas é inexistente; quem assim o faz
não conhece de fato a Capoeira.

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O Jogo

“Capoeira é um diálogo de corpos, eu venço quando o meu parceiro não tem mais respostas
para as minhas perguntas” – Mestre Moraes. O jogo da Capoeira na forma amistosa, ou seja,
na roda é verdadeiramente um diálogo de corpos. Dois capoeiristas partem do “pé” do
Berimbau e iniciam um lento balé de perguntas e respostas corporais, até que um terceiro
‘compre o jogo’ e assim desenvolve-se sucessivamente até que todos entrem na roda.

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A Malícia

Elemento básico da Capoeira Angola, a malícia a torna ainda mais perigosa. Essa
malandragem que faz que vai e não vai, retira-se e volta rapidamente; essa ginga de
corpo que engana o adversário, faz o diferencial da Capoeira em relação às outras
artes marciais. Essa é uma característica que não se aprende apenas treinando.

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Os Golpes

A Capoeira (de Angola) tem um número relativamente pequeno de golpes que podem, no
entanto, atingir uma harmoniosa complexidade através de suas variações. Assim como a
música tem apenas sete notas. Os seus principais golpes são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de
Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão.

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A Música

A Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada por instrumentos
musicais. Isso deve-se basicamente às suas origens entre os escravos, que dessa forma
disfarçavam a prática da luta numa espécie de dança, enganando os senhores de engenho e
os capitães-do-mato. No início esse acompanhamento era feito apenas com palmas e
toques de tambores. Posteriormente foi introduzido o Berimbau instrumento composto de
uma haste tensionada por um arame, tendo por caixa de ressonância uma cabaça cortada.
O som é obtido percutindo-se uma haste no arame; pode-se variar o som abafando-se o
som da cabaça e (ou) encostando uma moeda de cobre no arame; complementa o
instrumento o caxixi, uma cestinha de vime com sementes secas no seu interior. O
Berimbau, um instrumento usado inicialmente por vendedores ambulantes para atrair
fregueses, tornou-se instrumento símbolo da Capoeira, conduzindo o jogo com o seu t
imbre peculiar. Os ritmos são em compasso binário e os andamentos – lento, moderado e
rápido são indicados pelos toques do Berimbau. Numa roda de angoleiros o conjunto
rítmico completo é composto por: três berimbaus (um grave – Gunga; um médio e um
agudo – Viola); dois pandeiros; um reco-reco; um agogô e um atabaque. A parte musical
tem ainda músicas que são cantadas e repetidas em coro por todos na roda. Um bom
Capoeirista tem obrigação de saber tocar e cantar os temas da Capoeira.

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