5 alimentos com fibras para acabar com o intestino preso

intestino_preso
Vamos falar hoje de um assunto muito comum entre as mulheres, infelizmente… estou me referindo a prisão de ventre, intestino preso ou constipação intestinal.

Seu intestino vive na cadeia? Então você anda fazendo algo de errado com a sua alimentação para ele estar tão preso!!!

Tenho certeza de que você não vê a hora de solta-lo e deixa-lo livre, se movimentando normalmente e fazendo suas atividades diárias.

Mas… você sabe como fazer isso?

Provavelmente você vai precisar mudar alguns hábitos alimentares, é isso mesmo, terá que passar por aquela que eu chamo de reeducação alimentar que comentei no post de lançamento do meu blog.

Bom, deixa eu ajudar vocês nesse nova empreitada…

Abaixo, vou listar 5 alimentos ricos em fibras que você poderá adicionar tranquilamente em seucardápio diário, sem necessitar de grandes esforços:

massa-integral

  • Massas integrais: sabe aquele pãozinho que você consome pela manhã? Então, que tal optar pelo integral? Pode ser o de forma integral, o francês integral ou qualquer outro que seja elaborado com a farinha integral. Troque também o macarrão do domingo, pelo macarrão integral.

cereais

  •  Cereais: o arroz faz parte desse grupo e conforme já falado, o integral é mais saudável e com maior quantidade de fibras em relação ao arroz polido. Invista nessa troca, seu intestino agradece. O milho é outro da família e vai muito bem em saladas ou, para acompanhar carnes, seja o grão refogado, seja a espiga cozida. A aveia é outro cereal; me diz quem resiste a uma banana amassada com aveia? Vc pode acrescenta-la também em vitaminas, bolos, pães e biscoitos.

leguminosas-fibras

  •  Leguminosas: essa é a família do feijão, da ervilha, da lentilha, do grão de bico e da soja. Na alimentação nossa de cada dia, ela deve aparecer, ao menos em uma refeição (almoço ou jantar).

frutas-fibras

  •  Frutas: pode ser a que você preferir, mas o importante é comer de 3 a 4 porções, todo dia. Há uma infinidade de opções para escolher: banana, maçã, pêra, mamão, tangerina, uva, manga, melancia, melão, etc. Você pode usá-las também para fazer suco. Adote as frutas no café da manhã e nos lanches da manhã e da tarde.

legumes

  •  Legumes e Verduras : berinjela, cenoura, abóbora, abobrinha, beterraba, alface, rúcula, agrião, chicória, radicchio, almeirão, repolho etc. Opção é que não falta! Faça cada dia um e consuma tanto no almoço quanto no jantar, sendo o ideal ter uma porção de legumes e uma porção de verduras nessas duas refeições. Os que puderem ser ingeridos crus é melhor, já que apresentam maior quantidade de fibras quando comparado à esses vegetais cozidos, refogados, assados ou fritos.

Não podemos falar de fibra sem falar da água, senão o efeito que terá será totalmente o oposto do esperado, ou seja, ficará com seu intestino na cadeia, com prisão perpétua.

Portanto, invista no consumo de água, tome ao longo do dia, mesmo sem sentir sede. Sentirá o quanto seu corpo funcionará melhor, inclusive seu intestino.

O segredo para o bom funcionamento do seu intestino é: alimentação saudável preferencialmente rica em fibra + consumo de água em quantidade adequada + prática de atividade física.

 

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