Alimentação Saudável

A preocupação com a qualidade de vida é um tema constante para grande parte das pessoas. No entanto, definir o conceito de “vida saudável” não é uma tarefa fácil. Especialistas concordam que para se alcançar este ideal de saúde é preciso combinar alimentação equilibrada com atividade física freqüente.

alimentacao-saudavelSe você quer emagrecer ou simplesmente alterar seus hábitos alimentares, o primeiro passo é cuidar da sua saúde. É um desafio que requer esforço e disciplina, mas que é possível superar tudo quando o objetivo é saúde e qualidade de vida.

Regularidade, variedade e qualidade dos alimentos que são ingeridos são aspectos de suma importância. Quando as pessoas não tomam café da manhã, tendem a comer mais no almoço, por isso o é recomendável que não se pule nenhuma refeição. Procure se alimentar em intervalos de três a quatro horas.

O momento da refeição tem que ser um dos mais agradáveis do dia, busque conversar sobre assuntos que ofereçam bem-estar, em ambientes tranqüilos, coma devagar e mastigue bem os alimentos, isto irá auxiliar na digestão.

A Alimentação no Brasil nos dias de hoje

De acordo com um estudo sobre alimentação realizado pelo Ministério da Saúde brasileiro recentemente, há dados alarmantes sobre os fatores ligados às doenças crônicas, às mortes precoces, ao excesso de peso, ao sedentarismo e à hipertensão arterial:

 43% dos adultos de todas as capitais brasileiras estão acima do peso, sendo que 11% deles têm obesidade.

 A obesidade também atinge 10% das crianças brasileiras e as leva a ter doenças de adultos, como diabetes e hipertensão.

Relação entre Alimento e Saúde

Para ter uma vida saudável, é essencial ter uma alimentação variada e na quantidade adequada de nutrientes para que o organismo desenvolva de forma eficiente suas defesas contra doenças e o envelhecimento precoce, gerando qualidade de vida.

É importante destacar que não é a quantidade ou, melhor, o valor energético da alimentação que é importante. Não é a quantidade ou valor energético que importa.Existem pessoas que comem muito pouco, mas gozam de excelente saúde. Tem pessoas que comem demais, de modo incorreto e pouco variado. Elas podem ser obesas e, a mesmo tempo, sofrer de doenças relacionadas às carências nutritivas (descalcificações, gengivites, problemas dentários, problema de pele, no ciclo menstrual, maior susceptibilidade às infecções, hipertensão arterial, arteriosclerose e diabetes).

O grande segredo é a variedade na alimentação, isso fornecerá equilibradamente todos os nutrientes necessários à vida, a saúde e ao bem estar.

Dicas importantes para se ter em mente
 Comer bem não é comer muito
 Varie bastante os alimentos, para que o seu organismo receba todos os nutrientes que necessita
 Mantenha-se do peso ideal para seu biotipo
 Busque prazer na vida todos os dias. Faça algo que lhe dê prazer
 Não cometa repetidamente erros alimentares por excesso e desequilíbrio

Alimentação Saudável

Dicas simples de como fazer uma alimentação rica em nutrientes para uma vida saudável
Escolha locais tranquilos para fazer suas refeições.
A sua dieta tem que ser um prazer e não um sacrifício, faça um rodízio entre os alimentos de cada categoria, monte pratos coloridos e variados.
Evite ficar longos períodos sem se alimentar.
Mastigue bem os alimentos.
Evite frituras e alimentos gordurosos, optando pelas preparações assadas, cozidas e grelhadas, e dê preferência para as carnes brancas.
Retire toda a gordura possível ao preparar as carnes.
Utilize produtos lácteos desnatados ou a base de soja.
Evite as bebidas alcoólicas, pois são muito calóricas.
Cozinhe os legumes apenas o suficiente para que fiquem macios, pois o cozimento em excesso faz com que percam muitos nutrientes importantes. Procure beber, no mínimo, dois litros de água por dia.

Suplementação Terapêutica

Para ter plena saúde são necessários os componentes nutricionais adequados. Nos dias de hoje, se tornou muito comum o almoço em “fast foods”, restaurantes, churrascarias ou simplesmente o consumo de salgadinhos para substituir o almoço, o lanche da tarde ou mesmo o jantar. Esta falta de tempo impõe às pessoas uma alimentação inadequada e pobre em nutrientes essenciais, abrindo as portas para doenças, e mau funcionamento do organismo, interferindo na saúde da pele, no acumulo de gordura e etc.

A suplementação é um meio de prover de forma facilitada ao organismo os nutrientes necessários para a manutenção da saúde. A suplementação vai, ainda além de nutrição. Através da suplementação pode-se prover ao organismo antioxidantes celulares, que limpam as toxinas do organismo, reduzindo o risco de complicações como infartos e câncer ou proteínas e aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo, atuando diretamente na imunidade e como anti-envelhecimento ( colágeno ), Existe uma grande variedade de possibilidades com os ingredientes nos dias de hoje para promover saúde e bem estar.

Para quem que, por qualquer razão, não consegue ter uma alimentação adequada, a suplementação é uma ótima opção. Procure marcas confiáveis e produtos de baixa caloria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s