Frutas Exóticas – Guaiabila – Eugenia victoriana

Frutas Exóticas – Guaiabila – Eugenia victoriana

Originária do norte da America do Sul (Colômbia) é plantada esporadicamente em outras regiões tropicais e sub-tropicais. Da familia das euforbiaceas, a Guaiabila é um arbusto que pode atingir até 3 metros de altura.
Segundo o viveirista Luis Bacher, quando adulta ela atinge no máximo 3,5 m de altura. Suas folhas são elipticas e opostas com um tom verde-escuro. As flores são brancas e os frutos são esféricos e grandes, achatados nos polos, com com (7,6 a 10 cm) de diâmetro e 2 a 4 sementes por fruto. Surgem no verão, sendo em aparencia bastante semelhante ao Araçá-boi. A polpa é laranja brilhante, amargo e muito aromática.
É uma planta rústica, crescendo bem à meia-sombra, em solo ácido, rico em matéria orgânica e bem drenados. É exigente no que diz respeito à irrigação, mas não gosta de solo encharcado.
A floração e frutificação ocorre em 3 a 4 anos. 

GuayabillaOs frutos amadurecem ao longo do Verão, de Maio a Outubro. A propagação e cultura é feita a partir de sementes, tendo cerca de um mês para germinar. A Guayabilla tem um sabor muito azedo, e é mais utilizada para o preparo de sucos, mas também pode ser utilizada para o preparo de geléias e licores.  É rmuito ica em vitamina C, e  conhecida como Guayabilla e sundrop.

Anúncios

4 comentários sobre “Frutas Exóticas – Guaiabila – Eugenia victoriana

  1. O gênero Eugenia pertence à família Myrtaceae, assim como a goiaba (donde guaiabila). Euforbiáceaes têm folhas alternas, enquanto que mirtáceas (as sul-americanas) têm folhas opostas.

    1. Olá Ramão. Boa tarde. Meu nome é Gladstone; moro em Santos, SP. Conheço e aprecio muito essa fruta; e, gostaria se lhe for possível, que me envie umas duas ou tres sementes da mesma. Pagarei todas as despesas; pode pedir alto, que pagarei sem pechinchar. Me escreva por favor para :- splendor_sky_eyes@yahoo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s