Frutas Exóticas – Rambotã – (Nephelium lappaceum)

Frutas Exóticas – Rambotã – (Nephelium lappaceum)

folhagem do rambotã - nepheliumDa família botânica das Sapindaceae, é conhecida como a delícia do Pacífico. A Rambutã é nativa da Malásia e comumente cultivada em todo o arquipélago e sudeste da Ásia. É muito popular no Havaí, Tailândia, Vietnã e Indonésia. Adaptou-se muito bem ao clima do norte do Brasil, sendo cultivada comercialmente no estado de Rondônia. É cultivada também no Amazonas e Pará.

Na natureza , a rambotã alcança até 24 metros, ela é parecida com a lichia no que se refere à polpa esbranquiçada e aromática. De sua casca saem pelos típicos. Em cultivo, ela pode atingir até 12 metros de altura . A rambotã pode ser propagada por sementes, enxertia ou alporques e cresce bem em solo ácido, bem drenados e com elevado teor de matéria orgânica.

Na fase adulta, podem render até 200 quilos por planta. São as fêmeas que produzem porque os machos dão apenas flor. O espaçamento entre as árvores deve ser de oito a dez metros.

Na Malásia, frutificam geralmente duas vezes por ano, a primeira, fruto do rambotãoa cultura principal, em junho e uma menor em Dezembro. Nas Filipinas, a floração ocorre a partir de finais de Março e início de Maio e os frutos maduros a partir de julho a outubro ou ocasionalmente em novembro. Os frutos devem ser manuseados com cuidado e mantido seco, fresco e bem ventilado para atrasar a deterioração.

OUTROS NOMES:

Entre nós é conhecida como rambotão; em países de língua inglesa: rambutan; Espanhol: rambután; Frances: ramboutan , ramboutanier, lichi chevelu; Alemanha: Rambutan; Filipinas: rambutan, usan; Cambodja: saaw maaw, ser mon; Tailandia: ngoh, phruan; Vietnam: chom chom; India: ramboostan; China:Shao Tzu.

ESPÉCIES:
Existem mais de 30 espécies de Nephelium com frutos comestíveis. Outras espécies incluem pulasan ( N. ramboutan-ake ), korlan ( N. hypoleucum ), rambutã gigante ( N. cuspidatum ), sungkit ( N. maingayi ) e Arut ( N. xerospermoides ).

Existem mais de 200 cultivares dorambotão no Sudeste da Ásia. Algumas das variedades mais comuns:
Malasia – “R3” ( “Gula Batu ‘) , ‘R134’ — frutos vermelhos, redondos e de tamanho médio.
‘R156’ (‘Muar Gadang’) – O fruto é grande, redondo e amarelo.
‘R162’ (‘Daun Hijau’) – O fruto é grande, doce e alongada, com uma casca de laranja vermelha.

‘R167’ (‘Chai Tow Cheng’) – Fruto grande, doce e alongado, com uma casca vermelha.

Indonésia: ‘Binjai’ – Frutos grandes, doces e alongadas com polpa firme e casca vermelha.

‘Jitlee’ – Singapura. Frutas médias com cascas vermelhas. Tem uma longa vida pós-colheita.

‘Rongrien’ – Tailândia. Fruto é grande e doce, com uma casca vermelha e pelos verdes.

rambotãoUSO MEDICINAL
Dentre os princípios ativos da planta encontram-se saponinas e taninos e um alcalóide nas sementes. O Rambutã é rico em vitamina C, carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, potássio, ferro, niacina. Sua polpa é doce e pouco ácida, semelhante à uva. O extrado da raiz é utilizado para tratar febre e o cataplasma das folhas para aliviar as dores de cabeça.
Caso deseje, assista o vídeo que fala sobre a produção do Rambutã em Rondônia (http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM958458-7823-AGRICULTORES+DE+RONDONIA+COLHEM+AS+LAVOURAS+DE+RAMBUTAN,00.html).

Anúncios

4 comentários sobre “Frutas Exóticas – Rambotã – (Nephelium lappaceum)

  1. Adorei a fruta Rambutan, sempre que posso vou aos mercados atraz de novidades.
    Alem do mais adoro a natureza e tudo que elas nos oferece.
    Um forte abraço

  2. Estou tentanto fazer uma dieta saudável; conhecer novas frutas estimula-me. Obrigada por dedicar-se a este trabalho tão útil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s