Frutas e verduras que diminuem a fome e ajudam no emagrecimento


Uma dieta com frutas, verduras, leguminosas, raízes e cereais é o primeiro passo para diminuir o consumo de açúcares e gorduras – o que já é um fator importantíssimo para evitar o aumento do peso.

Neste tipo de dieta, as fibras presentes nos alimentos citados reduzem a absorção de gorduras e açúcares no organismo, pois “envolvem” a gordura ingerida e garantem a sensação de saciedade ao associar-se com a água e inchar como esponja dentro do estômago, ou seja, a dieta rica em fibras é garantia de pouca fome e sensação de estômago cheio.

Outra propriedade importante das fibras é a de acelerar os movimentos do intestino e, consequentemente, prevenir a prisão de ventre.

Essas e outras dicas você encontra no vídeo com matéria do Jornal Hoje:

Vídeo : Frutas e verduras que diminuem a fome e ajudam no emagrecimento

Conteúdo relacionado com o vídeo: Para obter das fibras tudo o que elas podem trazer de bom, é preciso saber ingeri-las. Integradas numa dieta pobre em calorias, elas certamente vão ajudar a controlar o peso. Mas não esqueça que se você preparar alimentos que contêm fibras de maneira inadequada – fritos ou acompanhados de queijo, creme de leite ou manteiga – vai aumentar sua cota de calorias e prejudicar a dieta. Introduzir o consumo e fibras, pouco a pouco, na alimentação diária é, portanto, a melhor medida para perder alguns quilos. As fibras, substâncias próprias do reino vegetal, são encontradas no envoltório de cereais, verduras, leguminosas e frutas. Compõem-se principalmente de grandes moléculas de carboidratos complexos. Sua principal característica é a de não serem completamente digeridas pelo organismo humano. No estômago podem transformar-se numa espécie de gelatina que aumenta de volume (as chamadas solúveis) ou ajudam simplesmente a formar o bolo estomacal, atravessando o intestino intactas (insolúveis). A divisão em solúveis e insolúveis serve para distinguir outras características das fibras. Segundo estudos, os solúveis têm o poder de diminuir a assimilação dos açúcares e das gorduras pelo organismo. As chamadas insolúveis melhoram consideravelmente o trânsito intestinal. Trabalhos recentes mostram que as fibras têm também papel importante na diminuição do nível de colesterol. Além disso, retardam o aparecimento de divertículos do cólon intestinal e favorecem o controle dos diabetes. Nutricionistas recomendam a ingestão de 1 grama de fibra para cada 100 calorias diárias, algo em torno de 20 gramas de fibra por dia. Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

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