Saúde e Bem Estar

Saúde e Bem Estar

Equilíbrio Natural da Saúde – por Sérgio Hage


Qualidade de vida X Qualidade devida

Temos uma nítida sensação de que estamos devendo a nós mesmos uma qualidade na forma de viver que seja compatível com a felicidade almejada e merecida por qualquer Ser Humano.

O desenvolvimento da competência para viver com qualidade vem conquistando nas últimas décadas o reconhecimento de fator determinante da competitividade organizacional. Uma percepção ainda muito míope mas que vem evoluindo as custas de dores e frustrações rumo a indispensável conscientização da sociedade. No Brasil, desde 1990, observa-se um movimento crescente na adesão a iniciativas institucionais que promovam a capacitação do Homem para conviver melhor com as sucessivas e crescentes pressões que caracterizam a vida contemporânea.As demandas na vida em sociedade, especialmente na área profissional, exigem elevados padrões de energia e resistência, fato ainda negligenciado pela maioria das pessoas e organizações, ocasionado significativos prejuízos a saúde pessoal com reflexos dramáticos nos resultados profissionais. A imprevisibilidade e a velocidade das mudanças que marcam os dias atuais geram pressões psicológicas e físicas que consomem grande parte da nossa energia. A reação do stress se estabelece facilmente em níveis nocivos.

A vulnerabilidade da saúde cresce a níveis insustentáveis, reduzindo-se dessa forma a capacidade produtiva, a comunicação, os relacionamentos e conseqüentemente o sentido da vida fica absolutamente deteriorado. O ambiente se degenera na essência, mesmo que mantidas as aparências. Ansiedades, depressões, conflitos, frustrações, são alguns dos componentes que consomem a energia de forma improdutiva e geram o tão comum estado de INSATISFAÇÃO.

Não basta estar tecnicamente bem preparados .Não basta gerar conhecimento. Para que o potencial humano seja aproveitado é essencial que seus níveis de energia estejam adequados à demanda produtiva da sociedade contemporânea, garantindo-lhe a saúde e o entusiasmo pela vida. A maioria das organizações está matando a galinha dos ovos de ouro indiscriminadamente – A sua força humana, o seu capital intelectual. Se não revertermos esse processo predatório o futuro que nos aguarda será de restaurar os estragos humanos provocados sob pena de emperrar todo processo de crescimento da nação por incompatibilidade da saúde humana.Sem uma consistente conscientização acerca dessa questão fundamental, todos os esforços organizacionais poderão ter seus objetivos frustrados. Esse é um desafio de todos nós. Definitivamente, Há de se construir uma cultura que resgate a competência humana para produzir e viver com qualidade, exigindo um reconhecimento institucional que credite valor estratégico a esse tema, transformando-o num verdadeiro marco dos novos tempos.

Anúncios

Um comentário sobre “Saúde e Bem Estar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s