Quem São os Baby Boomers?

Baby Boomers, denominação para as pessoas que nasceram logo após o término da II Guerra Mundial e, portanto, chegaram aos 60 anos (NERI, 2006). Nessa época houve grandes registros de Baby Boom nos Estados Unidos. O termo “Baby Boomer” refere-se às crianças nascidas a partir da década de 40. Manteve-se a expressão para todo crescimento populacional semelhante, termo também conhecido no Brasil. (BABY BOOM…, on-line, 2007; BABY BOOMERS…, on-line, 2007).

Durante a década de 1970, quando mais boomers tornaram-se jovens adultos, eles estavam cercados pelas incertezas de estabelecer seus próprios valores pessoais, sendo de identidade nova e madura distinta dos pais. Não é por acaso, que questões de autodescoberta, auto-estima e experimentação de novos estilos de vida se tornaram os temas sociais e comerciais na época. Surgiram novas franquias, grupos de encontros e meditação transcendental, para ajudá-los a dar um sentido a suas incertezas. (BABY BOOM…, on-line, 2007; BABY BOOMERS…, on-line, 2007).

Ainda pode-se acrescentar que os Baby Boomers são pessoas adultas e reticentes à mudança, mas com um poder aquisitivo de 2 bilhões de dólares, que fizeram com que os publicitários dos EUA voltassem seus olhos aos 78 milhões de estadunidenses entre 40 e 60 anos. (BABY BOOM…, on-line, 2007; BABY BOOMERS…, on-line, 2007).

Conforme pesquisas (BABY BOOM…, on-line, 2007; BABY BOOMERS…, on-line, 2007), o mercado emergente das pessoas com meia-idade, começou com uma explosão de bebês. Esse processo, atualmente, está se convertendo numa onda de maturidade, pronta para entrar na sociedade e transformá-la. Um bom exemplo para explicar por que um Baby Boom não é tão bom quanto se pensa, é imaginar o futuro destes Baby Boomers:

Primeiro: Muitos profissionais para pouco emprego forçando o crescimento demasiado de centros urbanos;

Segundo: Baby Boomers se aposentando e deixando milhões de vagas desocupadas, em conseqϋência, o desespero dos empregadores por novos empregos, ocasionando a contratação de mão-de-obra não qualificada e a queda dos salários;

Terceiro: Muitos aposentados para poucos contribuintes, queda da aposentadoria e revolta da população.

Durante a década de 90, vários boomers começaram a assumir responsabilidades cada vez mais adultas. Sendo que em 2002 três quartos dessa geração são casados. Os boomers estão dominando a cultura mundial por mais de cinco décadas. Em breve, é provável que uma meia-idadescência, ocupará o período dos 40 aos 60 anos, uma maturidade tardia ficará entre os 60 e os 80 e a velhice será postergada para depois dos 80. (BABY BOOM…, on-line, 2007; BABY BOOMERS…, on-line, 2007).
Será normal para pessoas de 50 anos voltarem a estudar, para as de 60 se apaixonarem e para as de 70 e 80 se reinventarem por meio de novas carreiras. Em vez de guardar todo o lazer e aposentadoria para o fim da vida, serão comuns intervalos regulares ao longo da idade adulta para reinvenção. (BABY BOOM…, on-line, 2007; BABY BOOMERS…, on-line, 2007).

Segundo pesquisas (BABY BOOM…, on-line, 2007; BABY BOOMERS…, on-line, 2007), o constante amadurecimento dos boomers continuará a produzir várias revoluções no mercado de produtos de consumo. À medida que passarem da meia-idade para a maturidade, cinco fatores centrais reformularão oferta e demanda:

1. Preocupação com doenças crônicas e desejo de fazer o possível para postergar a decadência física;

2. Mais dinheiro disponível como resultado de crescente poder de consumo, heranças e retornos sobre os investimentos;

3. Entrada em novos estágios de vida adulta, como fim da obrigação com os filhos, cada pessoa terá seus desafios e oportunidades inerentes;

4. Mudanças psicológicas, da acumulação de patrimônio material para o desejo de adquirir experiências agradáveis e satisfatórias;

5. Contínua falta de “tempo disponível” devido a estilos de vida complexos.

Autora: Daiani Furtado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s