ORIGEM DA AMEIXA


Nome Científico: (Plunus salicina).
Origem: CHINA, ÁSIA MENOR E JAPÃO

China (a espécie chamada de “japonesa”); Sul do Cáucaso (a ameixa européia).Maiores produtores mundiais são: Califórnia (América do Norte), Argentina e Chile (América do Sul); Iugoslávia (Europa).
Tipos

Há uma grande variedade, que apresentam diversas formas, cores e tamanhos.
Características

Várias outras frutas pertencem também à mesma família (rosáceas), tais como: – amêndoa amarela; – nêspera; – morango; – maçã; – damasco; – cereja; – pêssego; – pêra; – framboesa.
Fruto de ameixeira, família das rosáceas, a ameixa, de cor roxa-escura, vilácea, vermelha ou amarela, é carnosa e suculenta, e seu caroço é quase liso. A ameixa tem alto valor nutritivo. É rica em açúcar, sais minerais e algumas vitaminas.É um ótimo alimento, pois funciona como laxante natural.

Curiosidade

No Japão é muito usado o “umeboshi”, que é a ameixa salgada em conserva. A Califórnia é a principal região produtora de ameixa. Na América do Sul, os maiores produtores são a Argentina e o Chile. 100 gramas de ameixa fresca fornecem 47 calorias. Rica fonte de niacina, fibras, vitamina C e mineral potássio. A ameixa seca é muito utilizada na prevenção e tratamento de prisão de ventre.
Dica

A ameixa seca tem várias aplicações em caldas, sorvetes, pudins, musses bolos, tortas, refrescos e licores. Além disso, combina muito bem com pratos salgados. Para congelar ameixas, corte-as ao meio. Retire os caroços, armazene em sacolas plásticas, retirando o máximo de ar que conseguir. Elas podem ficar congeladas até 1 ano. As ameixas ficam moles quando congeladas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s